Darcy Ribeiro foi um dos mais importantes intelectuais que o Brasil já teve. Em sua trajetória de vida, Darcy esteve ligado à questão indigena, a educação como saída para um país de extrema desigualdade e preocupado em compreender a formação do povo Brasileiro.
Na foto acima, Max Oliveira recebe das mãos de Danielle Barros, secretária de cultura do Estado do Rio, o certificado de premiação do projeto “Cartas de Darcy”.
Em 2023, Poeira da História, contará a sua história em forma de teatro documentário. Partindo de sua trajetória de vida, falaremos de questões universais que até hoje são problemas ainda não resolvidos em nossa sociedade.
O espetáculo teatral foi um dos selecionados do Edital 100 anos de Darcy Ribeiro, com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro e Oi Futuro.
No formato de um solo que dialoga com o teatro documentário, temos no elenco o ator, professor e também idealizador do projeto, Max Oliveira. Na direção Carmen Frenzel, atriz de diversos espetáculos teatrais e supervisão dramatúrgica de Fabrício Branco. Ainda na equipe temos a presença de Lioi que cuidará dos figurinos e cenário do espetáculo. Na produção, Gaby Freitas e Thiago Prado. Completando a equipe principal, Daphine Cordeiro, antropóloga, doutora pela UFF, ficará responsável pela pesquisa.
Na história, Darcy acorda de um sono profundo e se depara com o Brasil atual, assustado com o que vê, decide escrever cartas para o Brasil de hoje.
O espetáculo tem previsão de estreia para maio de 2023.